O que são gaps? Gap é um termo utilizado no mercado de ações quando o valor delas registra um sobressalto entre preços passados deixando literalmente um buraco no gráfico entre uma cotação e outra.

Eles não costumam ocorrer com tanta frequência e podem estar relacionados à muitos fatores divergentes entre si. Como por exemplo, podemos citar quando uma empresa acaba por registrar um faturamento muito maior que o costumeiro. Até mesmo quando a marca passa por notícias de corrupção e causam uma grande queda nos valores.
Para que entenda melhor, pode-se tomar como exemplo a Vale. Um dia antes da tragédia de Brumadinho (24 e 25 de janeiro de 2019.), suas ações estavam em alta. No entanto, quando tudo ocorreu, muitas pessoas começaram a vendê-las.
Os Gaps podem ocorrer de duas formas: positivas com maiores ganhos ou negativas com quedas de valores.
Os Gaps e como funcionam no investimento
Com esse buraco nos gráficos, os investidores poderão decidir se devem comprar ou vender ações. Sendo assim, todo o futuro da empresa estará em jogo, seja direta ou indiretamente.
Pode-se ainda afirmar que é um momento especial para pessoas que trabalham neste ramo.
Os Gaps também possuem como consequências as seguintes questões: Se uma ação caiu muito, deve-se comprá-la afim de se obter lucro quando voltar a aumentar ou será que é mais uma armadilha? Uma ação que está super em alta, deverá ser vendida? Será que esse é o momento de vender algo que está valorizando?
Mas, quais são os fatores que influenciam no Gaps?
- Decisões governamentais
- Conflitos entre as empresas
- Divulgação de relatórios
- Catástrofes
- Outros
Algumas dicas em relação aos investimentos
Quando o Gap apresenta uma grande diferença de alta no preço, é sinal de que ele tende a aumentar ainda mais. No entanto, quando ele ocorre antes mesmo que uma desvalorização ou ajuste de preço do ativo em questão, é muito provável que este ativo tenderá a desvalorizar com o intuito de ajustar o seu preço.
Quais os tipos de Gaps?
Existem quatro tipos de Gaps, sendo eles:
- Área: Este, acaba surgindo em meio a uma área de congestão.
- Fuga ou perfuração: Está inteiramente relacionado aos volumes de negociações dos ativos.
- Exaustão: Diferente dos Gaps de continuação, neste, o ativo não terá uma tendência de continuar da mesma forma por um período maior de tempo.
- Medida ou Continuação: Mostra que o ativo terá uma tendência de continuar com as mesmas características até um tempo depois de sua formação.
Enquanto isso no mercado de ações…
Como você pôde perceber, a análise de Gaps é muito importante quando o assunto é compra e vendas de ações. Eles nos apresentam bons argumentos para “prever” qual atitude tomar e se os dados analisados são seguros e seguem uma lógica.
Então, gostou desse artigo? Venha ler outros e descubra muito mais sobre o mundo dos investimentos!