Qualquer pessoa que começa a pesquisar sobre investimentos, consequentemente acabará se esbarrando com o conceito de Robô de Investimento. Existem muitas plataformas hoje que oferecem planos para as pessoas leigas no assunto. Mas, será mesmo que vale a pena contratar um Robô de Investimento?
Continue lendo o artigo para descobrir tudo sobre eles!
Robô de Investimento: o que é?
São máquinas à base de algoritmos que prometem operar sem a necessidade de um ser humano no comando. Atualmente, as opções disponíveis no mercado já possuem uma ou mais estratégias pré-definidas, necessitando apenas de uma configuração prévia por parte do Cliente para que se possa iniciar. São raras ou quase nulas as opções que te permitem escrever a própria estratégia.
Quais os benefícios?
Eles estão dominando o mercado e não é surpresa: possuem muitos benefícios e estão fazendo com que muitas pessoas recebam quantias relevantes de dinheiro. Mas o que eles têm de diferente dos seres humanos que os tornam as melhores opções?
- Não precisam se alimentar e nem dormir, podem ficar horas e horas operando sem problema algum. O que não ocorre com o ser humano, já que precisa descansar e tirar um pouco o foco em alguns momentos.
- Diferentemente das pessoas, eles não cometem erros e investimentos por engano.
- O Robô de Investimento não possui desgastes físicos e psicológicos.
Programação acompanhada de histórico
Uma das coisas que mais chama a atenção é poder analisar todo o seu passado, isso se dá ao fato de ser um programa de computador. Sim! Eles são acompanhados de um rico histórico de ganhos e perdas.
Se você já entrou em desespero por ter que saber programar, pode ficar tranquilo agora mesmo! Como mencionado, existem opções com estratégias pré-definidas e configurações avançadas já feitas. Precisam apenas de detalhes básicos para funcionarem da forma como você deseja. Para pessoas que detenham pouco mais de conhecimento sobre o mercado financeiro e indicadores de mercado podem fazer uso de ferramentas como a Fábrica Trader que te permitem escrever sua própria estratégia, ou seja, criar o seu robô do zero ou iniciar sua construção a partir de um modelo pré-fabricado, sem a necessidade de saber programar, de forma intuitiva e agradável.

Dicas para se trabalhar com um Robô de investimento
Utilizando ou não um robô, é importante ter uma internet rápida para o bom desempenho das operações. Imagine que você necessita vender uma ação com certa urgência, como irá fazer isso com uma internet lenta e que trava? Dessa forma, seus comandos chegarão atrasados, vendendo as ações num momento posterior ao solicitado.
Outra dica é testar ao máximo todas as configurações do seu robô ou estratégia. Isso porque o mercado é volátil, sempre haverá a necessidade de “calibrar”. Sendo assim, deve-se inovar constantemente e por causa disso, não se deve esperar lucros do dia para a noite.
E então, pronto para começar a investir?
Depois destas dicas, ainda te restam dúvidas sobre quais os benefícios de um Robô de Investimento ou sobre como é fácil operá-los? Esperamos que não!
Mas, se ainda tiver alguma pergunta, não hesite em interagir conosco nos comentários!